Os 10 mandamentos do jornalismo

em Comunicação/Jornalismo por

1) – Não levantarás falso testemunho

Todo cuidado é pouco! Quem fala o que quer, ouve o que não quer. Quando for redigir uma notícia, pense em todos os detalhes. Releia em voz alta. Senão, você pode se tornar uma verdadeira piada! Quando o alvo for mais esperto que você, então… Ele irá usar sua fraqueza contra você mesmo(a). Pena de quem escreveu essa matéria! Ou não…

2) – Não photoshoparás 


Ninguém aqui é ingênuo. Mas, se você quer distorcer um fato para que ele se pareça com a sua linha editorial, verifique se você não usou uma foto conhecida pelo público. Afinal, manipular fotografias para acusar alguém pode ser considerado crime. Quando você for pego na mentira, lembre-se de que o aviso foi dado!


3) – Não discriminarás 

Já ouviu aquele ditado popular: “a palavra é prata, mas o silêncio é ouro?”. Pois então… Neste caso, a palavra é excremento. Preste atenção para não cometer erros ao vivo e ter a orelha puxada pela própria imprensa! Ou então, participe da campanha: “Adote uma jornalista!”
4) – Pensarás duas vezes antes de opinar
Embrulhar palavras não quer dizer nada. Para convencer seu leitor, é preciso escrever algo melhor que “achismos”. 
5) – Tomarás cuidado com o uso incorreto da vírgula
Não se separa sujeito e verbo. Nós aprendemos isso no ensino médio. Mas tome cuidado não apenas com o uso da vírgula, mas também com erros de ortografia e gramática. 
6) – Não usarás embromation 
Seu editor pode estar dormindo, mas os leitores, garanto, estão acordados. Ou pelo menos tentam! Se você precisa de tantos parágrafos para escrever um fato tão pífio como o acima… Pfff… Sem comentários. 

7) – Ficarás atento aos critérios de noticiabilidade
Não aprendeu isso no primeiro período da faculdade, meu bem? Acho que a carreira de jornalismo não é para você… 
8) – Não cometerás erros de anacronismo 

Cuidado com a legenda da foto. Afinal, eles ficaram esperando até 2013? A foto tem um filtro de Instagram que rejuvenesce os envolvidos ou então… Está tudo errado!

9) – Não viajarás na maionese 

Esta matéria dispensa comentários. Provavelmente foi redigida por algum jornalista muito infeliz e/ou gozador que aproveitou um momento de soneca do editor. 

10) – Não farás do óbvio uma manchete 

Vamos trabalhar na “pegada” jornalística, minha gente?

Jornalista em formação. Fundadora da Ou Seja e blogueira. Meio Lia, meio Lua, prefere flores no cabelo a diamantes no pescoço.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*