O Tamanho do Rombo – Por Idelber Avelar

em Política por

Aconteceu comigo aqui nos EUA, ontem, um breve episódio que dá ideia do grau de dificuldade de se entender o que está ocorrendo no Brasil.

Um amigo brasilianista havia lido uma notícia em espanhol, de que o desvio na Petrobras era de “42,8 mil millones de reales”. Ele faz a conta dos reais para dólares e comenta comigo:

— Caramba, foram 15 milhões de dólares desviados?

De imediato, eu digo a ele “não, essa conta aí tá errada, mostre-me a fonte”. Ele me passa o link da notícia em espanhol e eu lhe aponto o “MIL millones” que ele havia negligenciado. Emendo: “tolinho, na Lava Jato não existe ‘milhões’ de roubo, não. É tudo BILHÕES”.

O cara, incrédulo, me pergunta qual é o PIB do Brasil. Eu respondo: “mais ou menos US$ 1,5 trilhão”. O sujeito faz a conta e emenda: “mas não é possível, roubaram 1% do PIB do país inteiro em uma empresa só?”

Eu digo “sim, roubaram 1% do PIB do país inteiro de uma só empresa, pelo que sabemos ATÉ AGORA”. Os caras não conseguem sequer visualizar o que é a dimensão da Lava Jato.

Brigue-se aí por impeachment, contra impeachment, por cassação no TSE, contra cassação no TSE, por eleições, contra eleições, mas que não se perca a dimensão disso: só pelo que sabemos até agora, roubou-se 1% do PIB do país inteiro em uma só empresa.

De minha parte, eu quero saber quem foi e quando essa grana vai voltar aos cofres públicos.

 

Idelber Avelar é professor na empresa Tulane University e mora em New Orleans, Louisiana.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*