Felipe Neto escorrega em argumentos frágeis ao questionar a estética de Lupita

em Celebridades por
Em seu vídeo “Mulher mais bonita do mundo?”, Felipe Neto questiona o fato de Lupita Nyong’o liderar a lista das 50 mais bonitas da revista People. Detalhe: ele afirma que a beleza é algo pessoal. “A mulher mais bonita para mim pode não ser a mais bonita para você”, ele disse. Portanto, acaba caindo em contradição ao querer desmerecer a eleição de Lupita. Demonstra ainda extrema ignorância, parece não ter perdido cinco minutos de seu tempo para pesquisar sobre o assunto. 
Felipe Neto agora é um homem de negócios bastante ocupado. Seu trabalho é admirável e sua persistência, inquestionável. Naturalmente, não é sempre que acerta. Neste último vídeo, ele demonstrou uma inaptidão para falar sobre estética. Parece ter caído de paraquedas ao indagar a eleição de Lupita. É claro que levantar questões é necessário, afinal, a beleza sempre foi alvo de debates. Enquanto o ditado popular afirma que gosto é que nem o fiofó, a estética, ramo da filosofia, visa compreender o que é ou não belo e como o sentimento de beleza desperta em cada um de nós. Pensadores como Aristóteles, Platão e Kant tentavam responder e formular perguntas a respeito desta área. Argumentavam, ponderavam, criticavam. O pensador contemporâneo Felipe Neto, contudo, mergulhou no raso e quase perdeu a cabeça. 

(Foto: Reprodução) 

Veja bem, você pode dizer o que quiser. Mas, caso queira opinar para milhares de pessoas, faz-se necessário o mínimo de pesquisa. Você pode inclusive afirmar que Lupita não é a mais bonita do mundo. Aliás, como aferir tal julgamento? A revista People não faz uma fila de todas as mulheres do mundo para eleger apenas uma. É bem possível que sim, uma moça numa tribo isolada seja muito mais bela que qualquer uma das eleitas. Mas então, quais são os critérios? Felipe Neto errou por não considerá-los e chutou uma série de questionamentos que não levam em conta o público alvo e o conteúdo da revista. Dizer que ela foi eleita como estratégia de marketing e apenas porque é negra não quer dizer nada. Afinal, toda eleição, por mais esperada que seja, é marketing. Ele afirma que há outras negras mais belas, como Beyoncé, mas a revista People já havia eleito outras mulheres negras: 

(Foto: Reprodução) 
“Por que a revista People pegou uma mulher que não é notoriamente conhecida pela beleza, ou seja, ela não é e nunca foi um exemplo estético, e estampou na capa como a mulher mais bonita do mundo?”, indagou Felipe. E ele mesmo responde: “Em primeiro lugar: pra vender revista”. Uau. Ele sabe tudo, descobriu como pensam os comunicadores.  Mas adivinhe só: qualquer capa de revista é pensada para vender revista. Sim, é sério. Nenhum veículo de comunicação, por mais íntegro que seja, sobrevive sem as vendas. Caso ele não consiga chamar a atenção, ele se acaba. Até mesmo aquelas capas científicas. Este é o segredo da comunicação: você precisa vender para sobreviver, nem que seja vender uma ideia. 
Mas há outro ponto que chamou a atenção nesta indagação. Ele afirma que ela nunca foi um exemplo estético. Nunca? Então como explicar o fato de que participa ativamente do mundo da moda? Ela acaba de ser escolhida para representar os cosméticos Lancôme, estampou diversas revistas para o mundo feminino. Então bem, ele simplesmente não pesquisou o suficiente e falou por falar…
(Foto: Reprodução) 
“Não dá pra negar que o ano é de Lupita: ela já atraiu todos os olhares com o look vermelho Ralph Lauren no Globo de Ouro, continuou surpreendendo com um senso de estilo que prefere o risco ao entediante ‘jogo ganho’, brilhou no Oscar com o vestido azul clarinho da Prada à princesa moderna e, não contente, chama a atenção por onde passa: seja na fila A da Miu Miu (e na campanha da marca), seja no MTV Movie Awards de look statement da Chanel todo colorido. Assim, ela se torna figura central como referência de beleza pras garotas negras – e brancas também!”, afirmou Lilian Pacce. 
Para quem não sabe, Lilian Pacce é jornalista e crítica de moda brasileira. Mas o que Felipe Neto entende sobre jornalismo, moda ou estética? Não fez seu dever de casa.  “A beleza é uma coisa de interpretação. É como ela impacta para você”, ele ainda disse. Mas então por que fez tanta questão em questionar a eleição? Acho que ele não prestou atenção no que ele mesmo afirmou. 
Para quem aprecia a beleza da vencedora do óscar de 2014, aqui vão mais algumas fotos: 
(Foto: Reprodução) 
(Foto: Reprodução) 

                                                                (Foto: Reprodução) 

                                                                 (Foto: Reprodução) 

2 Comments

  1. Que esse cara era imbecil, eu sempre achei. Desculpe-me quem entrou na dele, na época que virou “modinha” ou não. Só que dessa vez o nível de imbecilidade foi longe…!

    Ele anda em baixa é?! Está precisando gerar polêmica a todo custo?! Porque eu não vejo motivos para o tema do vídeo… Digo, sinceramente. Desde que me entendo por gente, vejo esse tipo de concurso… Bobo ou não, existe há anos… Aí esse idiota vem dizer que a jovem talentosa atriz ganhou porque a revista quis ser “polêmica”?!

    ????

    COM ESSE VÍDEO IMBECIL E “SEM SENTIDO”, ELE É QUEM ESTÁ QUERENDO SER!

    Agora pronto… Se sempre que um ser humano da cor negra ganhar algum concurso, for motivo de “espanto-pseudo-intelectual-barato”… Vai ficar difícil morar nesse planeta. Já está tudo tão controlado… Monitorado… E um acéfalo de sabedoria e valores como esse fulaninho aí, tendo voz e vez, vem gerar questionamento besta?!… Não, não dá!

    E sobre a Lupita Nyong’o, a acho linda, desde que a vi pela primeira vez no filme “12 anos de escravidão”. Agora que a Penélope Cruz está ficando mais madura, quem sabe eu não troque de musa?!

    Melhoras Felipe “VETO”!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*