Feira Cultural ProBrasil traz artesanatos, fotografias, música, dança e circo em um evento voltado para levar um mundo de sonhos à comunidade de Parelheiros.

em Arte/Cultura/Eventos/Sem categoria por

Feira Cultural ProBrasil

A Associação ProBrasil é uma organização sem fins lucrativos, que objetiva criar e apoiar programas fundamentais para o desenvolvimento humano e social das famílias. Assim, implementa diversos projetos sociais na região de Parelheiros, localizada no extremo sul do município de São Paulo, atendendo a população que vive em condições de alta vulnerabilidade social, oferecendo aos moradores dessa comunidade atividades sócio educativas e  culturais.

Nesse sentido com objetivo de promover a inclusão social e cultural, e voltar os olhares da população para a cultura local, realizou no sábado dia 05 de dezembro de 2015 a sua primeira Feira Cultural, apresentado diversos trabalhos artísticos e musicais, que foram realizados durante o ano por crianças e adolescentes que são atendidas nos projetos de Casa de Artes, CCA (Jardim Álamos, Jardim das Fontes e Parque Recreio) e Ponto de Cultura e integrando com o  envolvimento musical do maculelê.

O evento teve o início da programação na Casa de Artes ProBrasil, que é uma unidade integrada da Organização, com a exposição de artesanatos confeccionados durantes os cursos com as crianças, e ainda no mesmo espaço aconteceu apresentações de dança, teatro, circo, capoeira e percussão. Contaram com a participação  do grupo de Maracatu Zabelê, vindos de Cubatão-SP, foram convidados e se disponibilizaram agregando culturalmente ao evento, realizando um cortejo musical com danças e  muita festa até a Sede da ProBrasil, o que torna evidente a identificação da cultura afro brasileira.

Aconteceu na sede da Organização a exposição de fotos, intitulada Labirinto Fotográfico, resultado das oficinas de fotografia realizada com os adolescentes. Após o deslumbre figurativo, ainda ao som do maracatu, seguiram o cortejo até o campo de futebol dentro da comunidade situada no Jardim dos Álamos, finalizando com o espetáculo de circo Variedades Palhacistícas, do Teatro de Rocokós. A comunidade voltou seus olhares para as artes numa tarde ensolarada de sábado, podendo perceber a magia e o encanto promovida de forma regeneradora, colorindo um pouco seus espaços e resgatando diversos sorrisos.

ProBrasil

 

Saiba mais sobre a Ong:

Site Oficial – http://probrasil.org.br/

Página Facebook – https://www.facebook.com/ProBrasil/

 

Fotos Divulgação:  Camila Meireles e Ubirajara Lacerda.

Realização: Associação ProBrasil Criando o Futuro

Participação: Teatro de Rocokós e Zabelê Cubatão

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*