Espírito Científico

em Ciência por



Oi pessoal. Esta é uma coluna sobre Ciência. A minha primeira para a Revista Vero.

Antes de abordar o tema em si, já vou estrear lançando mão de um velho truque bem sujo pra fisgar o leitor: As famigeradas Frases de efeito. Espero que gostem.
O que a maioria das pessoas chama de Inteligência, na verdade trata-se apenas Interesse.
E quanto mais interessado você é, mais interessante você fica.
E quantos mais interesses você tiver, maior a chance de você cruzar dados inusitados que ninguém antes cruzou. Isso chama se Ideia.
E uma atividade relaxa a tensão da outra. Um Interesse descansa o outro.
E nada melhor do que se cercar de gente ainda mais interessante do que você.
E por último: Os livros te colocam em contato direto com as pessoas mais inteligentes do Mundo!
Legal. Aprendemos a aprender usando somente frases de efeito e você aguentou ler meu texto até aqui.
O texto vai ficar ainda mais legal porque vou finalmente passar a falar de Ciência.
A Ciência é um método de construção do conhecimento. Apenas mais um entre uma infinidade de outros métodos.
Passe o olho na sua estante e repare que todos os seus livros, independente do gênero, busca entender e explicar o mundo ao redor do autor. Não importa se é um romance, uma novela, um livro religioso ou um gibi. Todos estão construindo conhecimento a sua maneira. Digo isso convicto de que o conhecimento é a ferramenta de sobrevivência genuinamente Humana. Assim como a águia tem suas asas e garras, a aranha tem sua teia e o veneno, os Humanos tem seu cérebro capaz de abstrair e entender a Natureza e suas mãos para construir e usar sua tecnologia. Tudo isso nos trará efeitos colaterais dos quais falaremos mais a frente.
Sabemos que a Ciência é um método bem recente. Ela tem apenas uns 500 anos. 
A matemática, que é uma forma de conduzir o raciocínio deve ter uns 5.000 anos e a tecnologia, que inventa o que não existia ou aprimora pra uso humano tem centenas de milhares de anos. A parte mais legal é que uma forma de conhecimento complementa a outra. Usando-se da matemática, a tecnologia passou a desenvolver-se bem mais rápido e com a Ciência muito mais rápido ainda. Mas não se engane. A Ciência não é melhor do que os outros métodos de construção, até porque um Engenheiro e um matemático se viram bem sem a Ciência mas a Ciência sem os outros dois não faz quase nada. Por hoje é só. Até a semana que vem!

Texto por Thiago Bertazzi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*