Comunicar pra revolucionar

Capturar

Entendendo ecopolos.

em Cidade/Dicas sustentáveis/Eco por

Olá a todos, vamos construir Ecopolos?

O que são Ecopolos? São cidades planejadas de forma eficiente, solidária e sustentável, vamos falar sobre estes três pontos para entender o conceito

Solidária: Para que uma sociedade seja solidária nós temos de ter isonomia social, sim, precisamos que todos tenham níveis semelhantes com iguais possibilidades de participação, diferente da caridade onde um rico ajuda um pobre mais a desigualdade continua, a isonomia diz que todos tem de ter iguais capacidades de participação e iguais capacidades de sobrevivência na sociedade. Então precisamos de uma sociedade solidária com alto índice de isonomia onde haja muitos bens coletivos e todos tenham igual participação na sociedade e autonomia.

Sustentável: O primeiro passo para sustentabilidade é economia de recursos e a chave para isto é o compartilhamento. Quando se compartilha algo, menos coisas acabam sendo necessárias para satisfazer a necessidade das pessoas, outro passo importante rumo à sustentabilidade é a permacultura, que nada mais é do que designs inteligentes, uma estratégia de construção de sociedade que busca atingir a melhor gestão dos recursos com o menor gasto de energia e esforço, como quando se pega água da chuva para ser usada como recurso ou se usa dos ventos para ter energia , além da busca por várias fontes, como usar várias formas de extração de energia e não só uma específica, assim se uma estiver em falta você tem outras para suprir, isto aumenta a resiliência da sociedade. É um estilo de vida alinhado com a natureza onde o foco não é disputar e dominar a natureza e sim fluir em conjunto com ela e tirando máximo proveito possível de forma a não prejudicar os recursos e que eles tenham espaço para continuar se renovando naturalmente

Eficiência: Para conseguir tudo isto funcionando em conjunto nós precisamos de eficiência, para atingir a eficiência necessária precisamos de democracia direta científica. Democracia direta é o direito de todos os cidadãos participarem de maneira direta no processo de tomada de decisões, o que alinha perfeitamente com a isonomia social. Para isto além da democracia direta é preciso que todos entendam que o que buscam é qualidade de vida e qualidade de vida se consegue de maneira mais fácil gastando menos e não ganhando mais. Para ganhar mais o processo é puramente competitivo e para gastar menos o processo é cooperativo, então as pessoas têm que ter em mente que a chave do sucesso é a utilização de métodos e aprovação de tecnologias que cause um aumento na qualidade de vida como produtos duráveis, reciclagem e tudo mais que permita que tenhamos uma vida fluída em conjunto com a natureza e em conjunto com nós mesmos.

Agora que já sabemos o que são Ecopolos, quais são os atrativos da idéia e como podemos tornar isto real?

As pessoas vivem presas na ilusão de que para viver bem precisa ganhar mais, mas na verdade para viver bem precisamos é gastar menos. Há varias variáveis que causam um custo de vida elevado, desde trânsito e rotas desorganizadas até a má gestão dos recursos. No final você acaba por pagar o custo pela ineficiência do sistema, além destes problemas de um sistema ineficiente que gera um custo de vida elevado, outra coisa que eleva o custo de vida é o estilo de vida individualista. Vamos ver um exemplo:
O carro é um veículo que fica ocioso na maior parte do tempo, geralmente você que tem um carro deve dirigir no máximo 2 horas por dia e o tempo que ele fica fora de uso ele está parado na garagem ou na rua mesmo, isto gera uma ocupação de área útil. Supondo que todos tenhamos carros, o que nós temos no final é uma ocupação de uma enorme área útil que poderia ser melhor aproveitada, e o custo disto volta pra você em formas de números para se pagar, falando em números… Em média é necessário 4 anos de trabalho para que alguém consiga um carro em casa, mas diferente do que o sistema te martela, você não precisa de um carro, você precisa de um transporte eficiente e confortável para te levar aos lugares, então você se reúne com um grupo de 4 amigos e compram um carro, vocês acabaram de comprar um carro em 1 ano ao invés de 4, ganharam tempo, então vem a dúvida “E se eu precisar do carro e ele estiver em uso?”, então vamos com a resposta: Imagine que vocês tenham um motorista que te leva aos lugares, você liga pra ele e ele te busca e leva aos lugares, o mesmo carro vai ficar sempre rodando evitando desperdício e se for necessário que aumente um pouco o número de motoristas e de carros, visto que você e seus amigos poderiam comprar em 4 anos 4 carros, e toda esta economia no custo de vida já seria o suficiente para pagar o motorista, ainda melhor, multiplique por 1000 o número de pessoas e veja a mágica da cooperação dar frutos maravilhosos, isto sem contar no desconto que se tem por compras coletivas.
Este exemplo foi só com automóveis, mais pode ser aplicado a outros setores, como moradia por exemplo: juntando com outras pessoas é bem mais fácil fazer uma compra de um terreno grande e afastado e construir condomínios e novamente pensando na economia, podemos deixar algumas áreas como de livre acesso ao condomínio, como por exemplo a lavanderia, sim, uma lavanderia coletiva para todos do condomínio, isto reduz a casa ao que realmente é necessário, o que reduz o preço da construção da casa e ao invés de ter 30 lavanderias em cada casa, bastaria uma grande lavanderia para todos, o que reduziria em quase pela metade o custo para construir poupando tempo e recursos, aumentando a qualidade de vida de todos. Vamos pensar maior? A construção disto no campo como já citado tem um custo menor, não tem nada em termos de mercado, portanto, é mais barato para se comprar a área e até mesmo para construir, então a forma de uma cidade sobreviver em um ambiente tão natural é fazendo bom uso dos recursos naturais, bastaria o povo da cidade comprar o que é necessário e fazer a produção para eles mesmos com base nos recursos que eles tem por perto, mas sempre de maneira ponderada e planejada para evitar desgastes dos recursos naturais, recursos naturais quando desgastados de forma que não se renovem acabam gerando escassez que aumenta o custo de vida, então tem que economizar recursos e fazer tudo de forma planejada. O resultado da postura de vida cooperativa reduz o custo de vida e com a economia dos recursos com custo de vida reduzido, as pessoas precisam trabalhar menos para conseguir o que precisam gerando tempo e qualidade de vida.

A idéia do ecopolo exige que se crie atividades produtivas dentro do próprio ecopolo, produzindo aquilo que vai retornar para eles mesmos. Além de produzir pra dentro, é possível produzir também pra fora, como o custo de vida dentro do ecopolo é baixo, o lucro é elevado de venda no exterior é elevado e o lucro é usado para o ecopolo crescer e investir em si mesmo de forma eficiente por democracia direta, isto gera uma bola de neve que dita que o ecopolo só vai se valorizar, como tudo que é valorizado é visado e desejado, você vai ter mais gentes querendo as mordomias da vida do ecopolo. O ecopolo vai trabalhar com duas formas, a primeira é do associado, que é aquele que trabalha para a própria rede(Sim, o ecopolo agora é uma rede de ecopolos) de maneira interna e isto banca seu custo de vida e para os que querem trabalhar por fora do ecopolo, basta que paguem uma taxa de mensalidade que equivaleria ao lucro produzido por quem trabalha na própria rede, isto vira uma bola de neve que faz o custo de vida cair cada vez e isto só vai atrair mais pessoas para a rede, o que só melhora a qualidade de vida de todos os associados.

Como você pode ver, os ecopolos não são sonhos distantes de uma realidade utópica, eles são práticos e capazes de sobreviver mesmo no mundo atual e desigual, é algo possível e relativamente.

Então vamos construir Ecopolos?

Veja com seus próprios olhos estes exemplos reais de Ecopolos e iniciativas sobre:
http://www.gaiaecopolo.com/category/ecopolos/
http://aliancaluz.wix.com/lightalliance

 

Veja também sobre estas lindas Ecovilas:
http://nomadesdigitais.com/10-ecovilas-brasileiras-para-conhecer-em-cada-regiao-do-pais/#

 


Capturar5

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas

Login

Registrar | Perdeu sua senha?
Vá para o INÍCIO